27 de mai. de 2013

Era uma vez... 2012




Capítulo I – O mundo em ebulição

Edição 164 – ano 14 – número 11 – novembro de 2011

Osama Bin Laden foi assassinado por tropas americanas no Paquistão. O Iraque, livre dos americanos, foi eleito para a presidência da OPEP, para incentivar sua produção de petróleo. O rei do Marrocos antecipou-se à revolução resguardando seu poder com algumas reformas. Na Líbia a sangrenta revolta civil captura e mata Muamar Kadafi depois de 42 anos de regime. A oposição a Assad na Síria é apoiada pela Turquia, que serve de exemplo para os países da região. A população do Egito, assiste à renuncia de Hosni Mubarak depois de três décadas de governo. Na Tunísia, os cidadãos empurram Ben Ali para fora do governo. China, Irã e Rússia formam uma aliança contra a liga formada por EUA, Israel e Arábia Saudita. O movimento Primavera Árabe transforma o perfil da região, que toma o rumo da democracia. Na Europa, a crise econômica se agrava com a ameaça de calote da Grécia. A Standard & Poor rebaixa as notas dos países da zona do Euro que temem a chegada de uma onda de imigrantes ilegais. A violência toma Londres de assalto, sem motivo aparente. Na Noruega, um extremista massacra 77 pessoas em duplo atentado. Michelle Bachelet diz que o PIB global é dez vezes maior que em 1960, mas 75% da população mundial não está coberta pelo seguro social. Na Rússia, o maior protesto depois da Perestroika acusa fraude nas eleições Ao redor do mundo milhares de pessoas seguem o movimento “Ocupem Wall Street” de Nova York contra o sistema capitalista. Na África, pescadores da Somália combatem os navios pesqueiros da Espanha. Os chineses alugam terras na Argentina para plantação de milho e soja e exportam produtos tecnológicos e industrializados. As exportações da China cresceram 12 vezes em uma década e o fantasma da economia extrativa ronda a América Latina. A corrente migratória traz de volta os emigrantes dos países emergentes. Esse mundo vai acabar em 21 de dezembro de 2012?
Beatriz Lemos Maia
Editora Executiva

Este é o editorial da revista Pandora, publicado no dia 5 de novembro de 2011. Você sabe o que fez nesse dia? Estamos na Lagoa Rodrigo de Freitas no Rio de Janeiro. Se ainda não conhece o lugar, vale a pena fazer uma visita. A imagem de pedra-sabão do Cristo Redentor, que completou 80 anos no mês passado, pode ser vista de ângulos inusitados. De pertinho quase dá para sentir seu sopro benfazejo; de longe, para os céticos, apenas um adorno de bom gosto. Aproveite para dar uma volta de pedalinho, medite sossegado debaixo de um fícus, se esse for o seu estilo, ou traga seu cachorrinho para uma festa de aniversário no “Parcão”. Qualquer coisa o fará feliz neste cenário. O asteroide 2005 YU55 passará daqui a três dias a 323 mil quilômetros da Terra. Ele tem 400 metros de diâmetro e o melhor ponto de observação será o oeste africano. Ele é composto de minerais à base de carbono, muito escuro, difícil de observar. Caso atinja a Terra, abrirá uma cratera de 500 metros de profundidade e 8 quilômetros de largura. São sete horas da manhã e é nisso que pensa Beatriz. Ela hoje testa seu tênis novo na caminhada cronometrada que faz de segunda a sexta feira pela manhã com seu preparador físico, o Paulão. Está com sobrepeso, disse a médica, mas ela se sente obesa. Neste dia, especialmente resolutas, ela e as passadas consumiram duas horas no percurso de 7,5 km, uma volta completa na Lagoa.
Beatriz, como você progrediu! Acho que já posso incluir a corrida em seu programa. Ela, bufando com o rosto coberto por abomináveis placas vermelhas aleatoriamente distribuídas, banhada do suor que tanto odeia, sorri maravilhada com seu desempenho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Solta o verbo!